quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Gaza: O Caso das Estufas

Recentemente, a noiva de George Clooney, Amal Alamuddin, foi oferecida um lugar no comitê da ONU que investigará se houveram crimes de guerra cometidos por Israel na Faixa de Gaza. Antes mesmo de assumir a posição, Alamuddin já deu seu veredito: 

"Estou horrorizada com a situação nos territórios ocupados da Faixa de Gaza, particularmente as vítimas civis e acredito fortemente que deve haver uma investigação independente e responsabilização pelos crimes cometidos"
Visto que Sra. Alamuddin desconhece o fato de que não há ocupação Israelense na Faixa de Gaza, decidi trazer um pouco mais de informações sobre o que ocorreu em 2005.

Em 2005 Israel retirou-se totalmente da Faixa de Gaza. O exército israelense largou os assentamentos, expulsou seus cidadãos, retirou seus militares e entregou cada centímetro de Gaza aos Palestinos. Não ficou nem sequer um soldado, colono, ou qualquer Israelense em Gaza. 

Na época, não havia embargo. Pelo contrário. Israel queria que esse novo Estado palestino tivesse sucesso. 

Para ajudar a economia de Gaza, doadores judeus, na maioria Americanos, compraram mais de 3.000 estufas dos colonos israelenses que lá moraram, por 14 milhões de dólares e transferiu-as para a Autoridade Palestina. O ex-presidente do Banco Mundial, James Wolfensohn, que intermediou o negócio, colocou meio milhão de dólares do seu próprio dinheiro. 


Estufas de alta tecnologia contruída por colonos
israelenses em Gaza. Produziam frutas, vegetais
e flores no meio do clima desértico e forneciam
emprego a milhares de Palestinos.

Israel abriu as fronteiras e incentivou o comércio, na esperança de que estas 3.000 estufas, que produziam frutas, vegetais e flores para exportação, seriam o impulso econômico necessário para mover a economia de Gaza, terminando assim o ciclo de violência. A idéia girava em torno do estabelecimento do modelo de dois Estados, com convivência pacífica e produtiva lado-a-lado.

Simultaneamente à retirada dos colonos israelenses de Gaza, Israel desmantelou quatro assentamentos localizados no norte da Cisjordânia, em um sinal claro do desejo de Israel de deixar definitivamente, também, a Cisjordânia. 


Nunca antes na história um governante anterior - nem Egípcio, nem Britânico, nem Turco - havia dado a eles a oportunidade de finalmente estabelecer um Estado Palestino. Mas como foi que os Palestinos de Gaza reagiram à todas essas concessões israelenses? Eles saquearam os assentamentos e queimaram as estufas. 


Assim ficaram as estufas poucas semanas depois
que os Israelenses deixaram Gaza. Palestinos
saqueram os assentamentos e queimaram as estufas.

No momento do saque a Autoridade Palestina publicamente se manifestou: "O fracasso das forças de segurança palestinas para impedir a destruição das estufas e os saques nos assentamentos, após a retirada das tropas israelenses nesta segunda-feira, levantam novas preocupações sobre o futuro de Gaza". 

A AP estava correta pois pouco tempo depois os Palestinos de Gaza elegeram o Hamas e o futuro de que a AP se referia com preocupação, chegou e todos nós já conhecemos muito bem. 



Depois de um ano, tropas isralenses invadiram Gaza
para parar os lançamentos de foguetes do Hamas e
descobriram que muitas estufas foram transformadas
em estruturas militares.

Então, ao invés de construir um Estado palestino com instituições políticas e econômicas, aproveitando-se da retirada do exército israelense e dos colonos, atrelado a total entrega dos assentamentos e das estufas e abertura das fronteiras para florecimento econômico, o Hamas passou a maior parte da década transformando Gaza em uma base militar em massa, repleto de armas e túneis, para fazer uma guerra incessante contra Israel.

Uma pena, pois a população Palestina poderia ter tido um futuro melhor tivesse aproveitado as oportunidades deste momento histórico.


Nota: Em dedicação ao meu amigo Vilmar Dinis Jr. que sempre diz ter sido este o maior erro de Israel dos últimos tempos.

Referências: "Moral Clarity in Gaza" e "Looters Strip Gaza Greenhouses" publicados na WP e AP respectivamente.

Crédito das fotos: Tom Gross, em http://www.tomgrossmedia.com/ExodusFromGaza.html





Por: Daniel Rabetti

Facebook: facebook.com/daniel.rabetti
Twiter: @drabetti


Colaboração: Edgard Padula

Sem comentários:

Enviar um comentário